Pensamento Revolucionário

"Um minuto de amor, mesmo para uma pessoa má, pode representar o significado de toda uma vida" Edward Zwick - Diamante de Sangue

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

NOTA DE PATRÍCIA PILAR À IMPRENSA


Eu tive uma forma rara de câncer de mama, que está no exterior da mama, no mamilo ou auréola, surge com um vermelhidão que depois se torna uma lesão com bordas crustosas. Eu nunca teria suspeitado que fosse um câncer de mama, mas era.Meu mamilo nunca pareceu diferente para mim, mas o vermelhidão incomodou, por isso eu fui ao consultório do meu médico.

Às vezes coçava e doía, mas outras vezes não atrapalhava. Era só feio e incômodo, e não desaparecia com todos os cremes prescritos pelo dermatologista, como a dermatite nos olhos que tive antes disso. Aí fui ao consultório para ser examinada. Eles pareciam um pouco preocupados, mas não me  avisaram que poderia ser câncer. Agora suspeito que não haja muitas mulheres por aí que saibam que uma  lesão ou vermelhidão no mamilo ou auréola pode ser câncer de mama Estes são os sintomas:

O meu começou como uma simples pápula (espinha) na auréola. Um dos maiores problemas com a Doença de Paget do mamilo é que os sintomas parecem inofensivos. Pensa-se freqüentemente que é uma inflamação ou infecção de pele, levando a indesejáveis adiamentos na detenção e tratamento.

O sintomas Incluem:

a)Um persistente vermelhidão e crostas no seu mamilo levando a coçar e provocar queimação (como falei, o meu não coçou ou ardeu, mas tive uma  crosta na borda externa de um dos lados).

b) Uma dor no seu mamilo que não diminui (a minha era na área da auréola com uma área grossa e esbranquiçada no centro de meu mamilo).

c) Geralmente só um mamilo é afetado.

Como é diagnosticado:

Seu médico fará exame físico, e pedirá mamografia bilateral imediatamente. Apesar de a vermelhidão, inchaço e crosta parecerem dermatite (inflamação da pele), seu médico deve suspeitar de câncer se a lesão for em apenas uma mama. Seu médico deverá pedir uma biopsia em sua lesão para confirmar o que está acontecendo. Eles tirarão uma amostra do seu tecido mamário naquela área para testar um câncer. Se o câncer for só no mamilo e não na mama, seu médico pode recomendar retirar só o mamilo e o tecido ao redor, ou sugerir radioterapia.

Se o médico cuidasse do meu rapidamente ao invés de ir tratando como dermatite, talvez pudessem salvar minha mama e a doença não iria para meus nódulos linfáticos.

NOTA:

Esta mensagem deve ser levada a sério e repassada para tantas amigas quanto possível. Pode salvar a vida de alguém. Meu câncer de mama se espalhou e metastatizou para meus ossos, isso depois de receber mega doses de quimioterapia, 28 tratamentos de radioterapia e tomar Tomoxipan. Talvez se eu soubesse dessa doença anteriormente, ela não teria se espalhado. Tentei relatar o meu caso em um programa de TV, mas não houve interesse sobre esse tema. Por favor atendam a este pedido:

Patrícia Pilar*

*[Patrícia Gadelha Pillar (Brasilia, 11 de Janeiro de 1964) é uma atriz brasileira da Rede Globo de Televisão. É casada com o Deputado Federal Ciro Gomes do PSB. Em dezembro de 2001, Patrícia descobriu, através do auto-exame, que tinha um nódulo no seio. Foi constatado que era um tumor maligno, porém como foi diagnosticado em estágio inicial ele pôde ser totalmente removido. A atriz tornou público seu drama e apareceu de cabeça raspada em vários eventos, como forma de incentivar as mulheres a enfrentar o problema docancêr de Mama. A partir de então integrou a campanha "O câncer de mama no alvo da moda", do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, que conta com o apoio de diversos artistas Participou e divulgou também a campanha Bemquerermulher.com.br, para o fim da violência contra a mulher]

Um comentário:

Susana disse...

Interesante blog. A revolución pacífica sempre é interesante. Enhoraboa
Unha aperta pra todos