Pensamento Revolucionário

"Um minuto de amor, mesmo para uma pessoa má, pode representar o significado de toda uma vida" Edward Zwick - Diamante de Sangue

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dourados e as Tradições Esquecidas

por Silvani Peruci
Dourados-MS, a segunda cidade do Estado em número de habitantes, um colégio eleitoral de grande respeito, mas há muito tempo temos esquecido de algumas tradições que costumavam fazer parte do nosso dia-a-dia. A juventude dourandense que ficou conhecida nacionalmente pelos FEMPOP's, que revelaram vários nomes da nossa música, hoje parece não ter mais artistas capazes de destaque. Hoje utilizamos artistas de fora, mesmo tendo uma grande quantidade de pessoas boas na cidade e que não tem oportunidade de se apresentarem. Lembro uma frase no escudo do grupo de sarandeio Conexão Baileira, que dizia "Dourados - Cidade dos Baileiros", que saudades, o que há de errado nos bailes de Dourados, pois onde estão os grupos de bailes? Bom também não temos mais tantos espaços que forneciam os tradicionais bailes, hoje são pouquissimas casas de shows destinados a um público especifico, onde sempre colocam placas proibindo sarandeio.
Nas ruas, poderia ter mais artistas de rua, pois é um meio alternativo de divulgação, que favorece a visão do artista pelas pessoas da sociedade além do que, modifica a rotina da população que merece um pouco de arte em suas vidas, tirando o cansaço e o stress do dia-a-dia.
Alguns anos atrás a juventude era vista em locais de recreação na cidade jogando, praticando esportes, hoje as partidas de futebol e outros esportes vem sendo substituídos por jogos on line, essa não é a melhor visão sobre inclusão digital, pois temos lan-houses lotadas de jovens que mal sabem digitar um texto, apenas sentam na frente do computador para jogar.
A mudança do comportamento jovem requer medidas a serem tomadas em nivel emergencial. Estamos perdendo nossos jovens para computadores, bebidas e drogas, precisamos recuperar  nossos jovens, resgatar nossa cultura e nossa dignidade; levar a juventude para a rua e lutar para ser lembrada e respeitada.

Nenhum comentário: